Edmondo Biganti - "Oração Conjunta" - Técnica Mista - Aquarela e Nanquim sobre Cartão, Assinada

Código: 6CMUXC6UD
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

O Produto

Edmondo Biganti - "Oração Conjunta" - Técnica Mista - Aquarela e Nanquim sobre Cartão, assinada no canto inferior direito, apresentada com passe-partout. Com humor crítico, a obra representa um toureiro e um touro, ambos em oração dentro de uma capela antes de se iniciar a tourada. 

Saiba mais sobre o artista na biografia abaixo.

Medidas62x50cm

O Artista

Edmondo Biganti (Todi, Itália, 1918 – São Paulo, 30 de setembro de 2000), artista plástico e chargista italiano do jornal O Estado de S. Paulo, desde 1956. Foi também cenógrafo e pintava aquarelas, retratando paisagens italianas ou brasileiras, como favelas do Rio de Janeiro, igrejas barrocas de Ouro Preto e cenas paulistanas.

Na sede do Circolo Italiano de São Paulo - Av. São Luis x Av. Ipiranga – dentre tantos artistas ítalo-brasileiros famosos, foi criada a Galeria Biganti, hall artístico, cujo nome homenageia o grande artista e caricaturista Edmondo Biganti, sócio do Circolo Italiano. Suas obras estão expostas ao lado de tantas outras de nomes famosos do mundo das artes.

Biganti chegou ao Brasil em 1954 e dois anos depois foi contratado para ilustrar as notícias publicadas no jornal O Estado de S. Paulo, onde trabalhou durante 28 anos, e foi responsável por desenhos que satirizavam, enalteciam ou apenas ilustravam fatos publicados pelo Estado de São Paulo.

Biganti nasceu em 1918, em Todi na Itália, e chegou ao Brasil em 1954. Na Europa, já havia vencido diversos concursos com suas ilustrações e em 1956 foi o escolhido para ser chargista do Estado. O artista também se destacou pintando aquarelas com motivos brasileiros, como as favelas do Rio e as igrejas barrocas de Ouro Preto.

Em São Paulo, seu trabalho acompanhou notícias que marcaram época, como a chegada do homem à Lua, o escândalo de Watergate e tragédias como a dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.

“Os primeiros anos foram bastante significativos, pois me deram a oportunidade de caricaturar Adhemar de Barros e Jânio Quadros, personagens polêmicos de uma época que permitia maior liberdade para o chargista”, disse Biganti, ao se aposentar em 1984.

Naquele ano, resolveu voltar para a Itália, mas fazia questão de afirmar que não esqueceria o País. “O Brasil já faz parte de mim.” Biganti viu a aposentadoria como uma oportunidade de se dedicar apenas à pintura.

O jornalista Frederico Branco, que morreu há apenas 22 dias e trabalhou durante anos com o chargista, escreveu, na época, que Biganti deixaria “não apenas a lembrança do excelente profissional que sempre foi como centenas de fragmentos da própria história, que tão bem soube interpretar e transferir para o papel.”

Suas charges acompanhavam acontecimentos como a chegada do homem à lua e o escândalo de Watergate. Biganti também se destacou pintando aquarelas de paisagens cariocas.

Biganti acabou voltando para São Paulo, onde morreu, aos 82 anos, vítima de enfarte em 30 de setembro de 2000, em São Paulo. Ele sofria de insuficiência respiratória.

Fonte:http://www.terra.com.br/istoegente/62/tributo/ TRIBUTO/ por Luciana Franca – 30 de setembro de 2000)

(Fonte: http://www.italiaoggi.com.br – Folha de São Paulo – 02/10/2000


OBSERVAÇÃO: Por se tratar de artes e antiguidades provenientes de leilões, galerias de arte ou coleções particulares, os produtos comercializados pela Lenach são usados e vendidos NE - NO ESTADO. A Lenach se compromete a fornecer informações completas (descrição e imagens), retratando inclusive possíveis imperfeições presentes nas peças. Contudo, poderá haver pequena divergência quanto a cor (principalmente por conta do monitor em que se visualiza a imagem), tamanho e espessura, por exemplo. 

IMPORTANTE: Quando houver interesse em mais de uma peça e elas tiverem medidas e pesos muito diversos (por exemplo: uma escultura de bronze de 5 kg e um quadro), por questão de segurança recomendamos fortemente que sejam adquiridos individualmente (compras separadas), sendo embalados individualmente e enviados separadamente com uma cobrança de de frete para cada um. 

Em caso de dúvida, não hesite em nos contatar!


Veja alguns comentários de clientes sobre suas experiências de compra conosco:

Ótimo Vendedor. Me atendeu com total cordialidade e eficiência . Recomendo 100%!!!" 

STENIOKAWA - 23/06/23

"Foi muito amável." CYNTHIALOEB - 23/06/23

"Vendedora atenciosa, ótimo atendimento." CRISTIANEFREIREBARROS - 24/02/23

"Excelente vendedor recomendo a todos." XOOMANO - 30/01/23

"Oatendimento foi ótimo. recomendo o vendedor." PAULOHENRIQUEBSANTNGELOBO - 29/04/21

"Excelente vendedor. Envio no prazo. Embalado adequadamente. Negociação tranquila. SUPER RECOMENDADO A TDS DO ML." MFELIPPO - 17/04/21

"Atendeu rapidamente, entregou muito bem embalado com uma mensagem muito elegante. Um ótimo produto. Gostei." JUGIDAN - 08/04/21

"Como sempre muito prestativa, não foi a primeira compra e recomendo a todos. Muito  obrigado."

GILSONZKINA - 11/03/21

"Ótimo vendedor. Super prestativo e atencioso. Recomendo!" CAMIMAREGA - 11/02/21

"A vendedora foi muito atenciosa e amavel ! desde o proncipio da negociaçao, o produto esta perfeito como conversado e anunciado, recomendo ela!!" MAAN7340203 - 23/01/21

 

Pague com
  • Pagali
  • Pix
  • proxy-mercadopago-v1
Selos

Lenach - CNPJ: 17.368.712/0001-60 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail