Emanoel Araujo - Xilogravura Figurativo do Orixá Omolu, Assinada, de 1964

Código: F4N7AKDZW
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

A Obra
Xilogravura sobre cartão, original de 1964, figurativo do Orixá Omolu, lindamente trabalhada pelas mãos de Emanoel Araujo, assinada no canto inferior direito, à esquerda vê-se a marca d´agua. O verso mostra os relevos da técnica. Em excelente estado de conservação, sem moldura.
Medidas:  54x38cm.


O Artista

Emanoel Alves de Araújo (Santo Amaro da Purificação, Bahia, 1940 - São Paulo, São Paulo, 2022). Escultor, desenhista, ilustrador, figurinista, gravador, cenógrafo, pintor, curador, museólogo. Por meio de cores fortes, texturas e ênfase nas formas geométricas, Emanoel Araújo explora a presença da herança africana na cultura brasileira.

Aprende marcenaria com o mestre Eufrásio Vargas e trabalha com linotipia e composição gráfica na Imprensa Oficial, em sua cidade natal. A primeira exposição individual é realizada em 1959.

Na década de 1960, muda-se para Salvador e ingressa na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde estuda gravura com Henrique Oswald (1918-1965). Nesse período, produz ilustrações, cartazes e cenários para teatro. Nas xilogravuras, a textura se sobressai, com relevos, dobras ou rugas. Essas obras exploram temas locais e representações femininas que aludem à fecundidade.

A partir de 1971, realiza obras abstratas, compostas por formas geométricas conjugadas. O artista aproxima-se de forma gradual das vertentes construtivas, reduzindo as formas a estruturas primárias.

Desenvolve trabalhos que contêm segmentos ondulados de outras gravuras, colados sobre o plano de uma gravura maior, de maneira a produzir cortes, interferências e justaposições no plano. Essas peças começam a indicar o interesse do artista pelo tridimensional.

Entre as relevantes premiações recebidas, estão inclusas a medalha de ouro na 3ª Bienal Gráfica de Florença, Itália, em 1972, e os prêmios de melhor gravador, em 1973, e de melhor escultor, em 1983, ambos concedidos pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Em 1977, participa do 2º Festival Mundial de Arte e Cultura Negra e Africana (Festac ‘77). A partir de então, as referências à cultura africana passam a ser mais diretas tanto na configuração estética quanto no teor das obras do artista. Tais referências podem ser notadas, por exemplo, pela presença de símbolos de entidades do candomblé em esculturas. As cores e as formas também são utilizadas para remeter a objetos ritualísticos da religião afro-brasileira.

Em 1981 expõe individualmente no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Entre 1981 e 1983, dirige o Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador. Em 1988 é convidado a lecionar artes gráficas e escultura no Arts College, na The City University of New York [ Universidade da Cidade de Nova York].

De 1992 a 2002, exerce o cargo de diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_) e é responsável pela revitalização da instituição. Integra, entre 1995 e 1996, a Comissão dos Museus e o Conselho Federal de Cultura, instituídos pelo Ministério da Educação e Cultura. O trabalho como curador, ligado sobretudo à imagem e à cultura do negro e do índio no Brasil, vai ao encontro de temas presentes em suas obras, engajadas na reestruturação do universo da arte africana, explorando as formas geométricas aliadas a contrastes e cores fortes em suas gravuras, relevos e esculturas.

Em 2004, é curador e diretor do Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, inaugurado neste mesmo ano, com obras de sua coleção. Araújo afirma que a criação do espaço busca incluir “todas as contribuições possíveis, os legados, participações, revoltas, gritos e sussurros que tiveram lugar no Brasil e no circuito das sociedades afro-atlânticas”, destacando a importância de reconstruir a trajetória do negro na história da arte nacional com a ênfase na “experiência de desenraizamento de milhões de seres humanos graças à escravidão”1.

O empenho em valorizar e difundir a produção artística da população negra é formalizado também na segunda edição ampliada e revisada de A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica (2010). A publicação é fruto de uma minuciosa pesquisa que propõe mapear as contribuições da população negra para as artes plásticas brasileiras, percurso que percorre do barroco e do rococó até chegar à arte moderna e contemporânea.

Em 2007 é homenageado pelo Instituto Tomie Ohtake, que realiza a exposição Emanoel Araújo: autobiografia do gesto, reunindo obras que englobam as quatro décadas de produção artística de Araújo. E, em 2018, esculturas, xilogravuras e cartazes do artista são expostos no Masp.

No trabalho de Emanoel de Araújo, correntes estéticas como o construtivismo são exploradas de modo que expressem temas fortemente relacionados com a realidade brasileira. Tanto a sua obra artística quanto a sua atuação como curador e pesquisador destacam a importância da herança africana na cultura nacional.

Notas

  1. ARAÚJO, Emanoel. Museu Afro Brasil: um conceito em perspectiva. São Paulo. Disponível em: http://www.museuafrobrasil.org.br/o-museu/um-conceito-em-perspectiva. Acesso em: 22 jul. 2021.

EMANOEL Araújo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa662/emanoel-araujo. Acesso em: 01 de abril de 2023. Verbete da Enciclopédia.

ISBN: 978-85-7979-060-7


CERTIFICADO DE BOA ORIGEM

Para garantir a qualidade e procedência de nossos produtos, os mesmos são adquiridos em galerias, leilões de arte e acervos de colecionadores de nossa inteira confiança. Por isso, todos os nossos produtos são acompanhados por um Certificado de Boa Origem emitido pela galeria Lenach.

 

OBSERVAÇÃO: Por se tratar de artes e antiguidades provenientes de leilões, galerias de arte ou coleções particulares, os produtos comercializados pela Lenach são usados e vendidos NE - NO ESTADO. A Lenach se compromete a fornecer informações completas (descrição e imagens), retratando inclusive possíveis imperfeições presentes nas peças. Contudo, poderá haver pequena divergência quanto a cor (principalmente por conta do monitor em que se visualiza a imagem), tamanho e espessura, por exemplo. 

IMPORTANTE: Quando houver interesse em mais de uma peça e elas tiverem medidas e pesos muito diversos (por exemplo: uma escultura de bronze de 5 kg e um quadro), por questão de segurança recomendamos fortemente que sejam adquiridos individualmente (compras separadas), sendo embalados individualmente e enviados separadamente com uma cobrança de de frete para cada um. 

Em caso de dúvida, não hesite em nos contatar!


Veja comentários de clientes sobre suas experiências de compra em nosso eshop no Mercado Livre!

 

"O atendimento foi ótimo. recomendo o vendedor." PAULOHENRIQUEBSANTNGELOBO - 29/04/21

"Excelente vendedor. Envio no prazo. Embalado adequadamente. Negociação tranquila. SUPER RECOMENDADO A TDS" MFELIPPO - 17/04/21

"Atendeu rapidamente, entregou muito bem embalado com uma mensagem muito elegante. Um ótimo produto. Gostei." JUGIDAN - 08/04/21

"Como sempre muito prestativa, não foi a primeira compra e recomendo a todos. Muito Obrigado." GILSONZKINA - 11/03/21

"Ótimo vendedor. Super prestativo e atencioso. Recomendo!" CAMIMAREGA - 11/02/21

"A vendedora foi muito atenciosa e amavel ! desde o proncipio da negociaçao, o produto esta perfeito como conversado e anunciado, recomendo ela!!"

MAAN7340203 - 23/01/21

"Excelente vendedor. Altamente recomendável a todos." Tirso (BIASITIRSO) - 18/05/18

"Vendedor espetacular! Uma das melhores comprar realizadas na internet. Recomendadíssimo!!!" Elton (ELTONROSSO) - 12/05/18

"Muitíssimo atenciosa, o produto chegou antes do prazo. Fiquei muito feliz com o atendimento." Débora (MOONLIGHT.DIMENSION) - 30/04/18

"Excelente vendedor. Atencioso e eficiente. Produto conforme anunciado. Recomendo!" Marina (MCLML) - 10/04/18

"Excelente vendedor, tanto na negociação quanto na resposta e envio!! Recomendo a todos." Alexander (MDALEXSKIN) - 06/03/18

"Tudo ótimo! Não podia ser melhor. Vendedora educada, preocupada, e só tem artigos de qualidade." Romeu (RFRANCA2009) - 26/02/18

"Excelente vendedora. Produtos de excelente qualidade. Recomendo a todo. Muito Obrigado!" Alessandro (NEFERTARI0) - 29/01/18

"Peça linda, linda!!! Muito obrigado. Recomendo!!!" Luis Eduardo (EDUARDO -RJ) - 27/01/18

"Excelente vendedora, atendimento ...plenamente confiável e seguro comprar nele..." Mike (HD29139) - 28/11/17

"Vendedor atencioso e rápido. Respondeu prontamente a todas as minhas perguntas. Produto chegou no prazo combinado em excelente estado. Parabéns pelo trabalho!" Samantha (SRT3) - 23/08/17

 

Produtos relacionados

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

Lenach - CNPJ: 17.368.712/0001-60 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail