Iracy Carise - Quadro, Arte em Pintura Acrílica S/ Tela, Original, Assinada, Tema África

Código: R2DUQPF6Q
R$ 1.400,00
até 3x de R$ 466,66 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 1.400,00 sem juros
    • 2x de R$ 700,00 sem juros
    • 3x de R$ 466,66 sem juros
    • 4x de R$ 376,54
    • 5x de R$ 305,60
    • 6x de R$ 258,35
    • 7x de R$ 224,62
    • 8x de R$ 199,35
    • 9x de R$ 179,72
    • 10x de R$ 164,03
    • 11x de R$ 151,22
    • 12x de R$ 140,56
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

A OBRA

Pintura original acrílica sobre tela com tema africano, assinada pela artista, escultora, pintora e escritora Iracy Carise. 

MEDIDAS: 80 x 80 cm

 

A ARTISTA

Estudiosa do tema afro-brasileiro, ela obteve 76 prêmios, tem 200 trabalhos em coleções públicas e particulares, outros tantos de ilustração, inúmeros cursos no Brasil e no estrangeiro, 32 apresentações individuais, membro da diretoria e academias de letras e artes, comendas, homenagens, moções, cursos de extensão cultural, farto material iconográfico destinado a individuais e exposições didáticas, monografias, colaboração em jornais e revistas, palestras e desfiles de benemerência, além da atividade normal do ateliê - escultura, pintura, gravura, tapeçaria, desenho. No livro "Iracy Carise - Do Figurativo ao Concretismo e às Assemblages - Volta às Raízes, a Visão de uma Trajetória" – é possível conhecer a extensa biografia de uma das maiores artistas pictóricas brasileiras, com esculturas, relevos, catalogação de máscaras e esculturas africanas e apresentação de desenhos dos Orixás. Entre outros, publicou o livro "Análises e Reflexões" - depoimento sobre a atividade de diferentes fases e épocas, processos de desenvolvimento e o relacionamentos com a arte negra, reflexões sobre a expressão artística e os caminhos percorridos até a fase atual, bem como documentação e dados sobre opções para o artista brasileiro, horários e informações de grande interesse, como o panorama artístico. Frequentou a Escola Superior de Belas-Artes, a Academia La Grande Chaumiére, universidades autônomas do México, a Escola da Belas- Artes La Esmeralda, a Real Academia San Fernando e a Escola de Belas-Artes San Carlos, além de diversos ateliês experimentais.

 

No site portal artes, há uma entrevista com a artista, cujos trechos selecionamos e reproduzimos a seguir:

 

Carioca, a escultora Iracy Carise vive no mundo mágico da arte negra:

"A programação da cultura negra e seus valores culturais é a reparação de uma injustiça social que se impôs àqueles povos que tanto contribuiram para a grandeza e formação da nacionalidade brasileira." (Iracy Carise)

REPÓRTER: Iracy Carise, você que tão pertinazmente tem se lançado à pesquisa de temas afro-brasileiros, por que motivo se situou esteticamente na figura do negro?

IRACY: O motivo é histórico: 1) pela notável contribuição à cultura brasileira; o negro é uma figura essencialmente plástica, a raça negra, esteticamente, é uma das mais belas do mundo; a arte negra, livre de preconceitos e convenções preestabelecidas, influenciou todas as manifestações da arte moderna.

REPÓRTER: De que forma se iniciou este caminho?

IRACY: Depois de formação na Escola Técnica Nacional, a natureza vista através da esfera, do cone, do cilindro, inspirada na cubificação da arte negra, predominou no meu trabalho; porém, faltava conteúdo, linguagem, motivação. Estudando nossas origens, voltei minha atenção para o índio; mas, pobres de tradições e arredios à escravidão, pouco acrescentaram à nossa cultura. Os africanos, muito ao contrário, habituados a este sistema e também mais dóceis, influenciaram nossos costumes e tradições. Enveredei, então, pelo estudo de etnias negras, elaborando uma série de máscaras-iconografia das culturas especificamente ligadas ao nosso braço escravo e esculturas tradicionais africanas destinadas a exposições didáticas, reunindo as anotações em monografias e um livro abordando a influência da cultura africana no Brasil.

Na Escola Técnica Nacional, descobri um processo de altas temperaturas pelo qual se obtinha a carbonização das peças - uma espécie de negro de fumo que se assemelhava ao ébano. Daí para a elaboração de máscaras e adaptação desse tipo de técnica foi um passo; a coleção de máscaras focalizava as tribos escravas do Brasil, especialmente bantos e nagôs, algumas delas destinadas à ilustração do livro Arte Negra na Cultura Brasileira. Um trabalho de laboratório...

REPÓRTER: E foi difícil obter documentação?

IRACY: Enfrentei imensas dificuldades para obtenção do material iconográfico, informações, subsídios. Percorri bibliotecas e museus, no Brasil e estrangeiro. Foi um estudo paciente e perseverante, mas entrei num mundo maravilhoso de deslumbramento, de descobertas, de magia e de beleza, de lendas, mitos, histórias, atos de heroísmo, valentia e desprendimento e, sobretudo, de altruísmo do negro , ao lutar em movimentos cívicos, ao lado do branco, "por um governo de igualdade". Realizei exposições em museus e entidades culturais, apresentando réplicas de cabeças de Obás e baixos-relevos, peças de raro valor antropológico e etnográfico, com sentido didático, procurando estabelecer o relacionamento arte-histórica e, também, propagar a arte negra e sua influência na arte moderna...

REPÓRTER: O que você poderia nos dizer sobre o sentido da arte negra?

IRACY: Hoje, o conceito de arte é criação. E a arte negra não copia a natureza nem se miscigenou a influências e técnicas estranhas. E é justamente nisso que reside seu valor. Famosos etnólogos, como Willian Fagg, p. ex., entendem que a arte africana é tão universal quanto a arte grega - e chegaram a essa conclusão por sua espontaneidade criativa... O artista africano - diversamente do artista ocidental que trabalha para uma "platéia" - não se importa, em absoluto, como a reação do público ao seu trabalho e dá a cada elemento estético uma significação muito particular. Há uma interpretação de Einstein que está intimamente ligada ao seu interesse pelo cubismo; o artista exprime uma ideia, um símbolo, não reproduz simplesmente as aparências visíveis da natureza, mas sim as coisas interiores, subjetivas, procurando mais captar uma realidade pensada do que vista. É a criação autêntica pela integral liberdade da forma, conceito que revolucionou a arte moderna, abrindo caminho a grandes conquistas, como os impressionistas, que buscavam interpretar as coisas não como são, "mas como são vistas". Conheci em Paris os maiores colecionadores de arte negra do mundo, possuidores, inclusive, de museus particulares, com sofisticadíssimas engrenagens de segurança. E há mais de 200 galerias específicas. É que eles admiram a arte livre de artifícios, plena de espontaneidade e expressão, simplicidade técnica e, principalmente, singeleza, que os críticos hoje chamam de síntese - a eliminação do inútil - caracteristicas de criação pura. Portanto, a arte negra foi a fonte inesgotável de tendências para aqueles que trouxeram inovações quando ela já estava presente, jorrando idéias, sugestões, temas para inúmeros movimentos culturais e artísticos; as "novidades" que sacudiram o mundo da arte moderna eram tradições seculares na velha África. A tese, pioneira, defendi-a em meu livro. Minhas observações comprovaram o quanto a arte moderna absorveu da arte africana, não somente o cubismo de Bratque e Picasso, mas em todas as demais manifestações pós-impressionistas. E aqui vale registrar fatos interessantíssimos que constatei no México e que provam a força e a influência exercidas pelas artes ditas "primitivas", umas sobre as outras e sobre a arte do futuro: o livro Cuarenta Siglos de Pintura Mexicana reproduz uma figura antiga representada de frente e de perfil exatamente igual à famosa pintura cubista de Picasso, assim como estatuetas akuabas dos ashantis verdadeiras réplicas das peças maias de terracota; figurinhas longas, braços atrofiados, extremamente sintetizadas, a intuição artística que iria prevalecer nas regras estéticas da síntese na arte do século XX.


 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

CERTIFICADO DE BOA ORIGEM

Para garantir a qualidade e procedência de nossos produtos, os mesmos são adquiridos em galerias, leilões de arte e acervos de colecionadores de nossa inteira confiança. Por isso, todos os nossos produtos são acompanhados por um Certificado de Boa Origem emitido pela galeria Lenach.

Observação: Por se tratar de artes e antiguidades provenientes de leilões, galerias de arte ou coleções particulares, os produtos comercializados pela Lenach são usados e vendidos NE - NO ESTADO. A Lenach se compromete a fornecer informações completas (descrição e imagens), retratando inclusive possíveis imperfeições presentes nas peças. Contudo, poderá haver pequena divergência quanto a cor (principalmente por conta do monitor em que se visualiza a imagem), tamanho e espessura, por exemplo. 

COMPRANDO MAIS DE UMA PEÇA

Quando houver interesse em mais de uma peça e elas tiverem medidas e pesos muito diversos (por exemplo: uma escultura de bronze de 5 kg e um quadro), por questão de segurança recomendamos fortemente que sejam adquiridos individualmente (em compras separadas), sendo embalados e enviados separadamente com uma cobrança de de frete para cada um. 

Em caso de dúvida, não hesite em nos contatar!


 

Veja alguns comentários de clientes sobre suas experiências de compra em nosso eshop no Mercado Livre!

"Vendedor super eficiente!! Produto como descrito e em excelente estado. O vendedor me ajudou quando pedi rapidez na entrega. Excelente! Tania (LOONEYLUNA) - 16/04/19

"Tudo certo, já estou com o produto. Obrigado a todos." João (JOOMACHADO579) - 14/04/19

"Belíssima aquisição. Perfeita atenção e comunicação com o vendedor. Muito obrigado!" Tiago (TIAGOGRANDEZA) - 05/04/19

"Excelente vendedor e produto, honesto, rápido e embalagem perfeita. Recomendadíssimo." Nilo (NFTAVARES) - 27/03/19

"Mercadoria entregue segundo o combinado. o processo saiu de acordo com o combinado. Satisfeito com a aquisição. elogio ao vendedor." Guillherme (GUILLHERMEGREGORIO) - 19/02/19

"Excelentes! O atendimento, o cuidado no embalá-lo e o produto em si. Recomendo!" Ricardo (RGFISHER) - 20/01/19

"O vendedor foi extremamente atencioso e a peça adquirida chegou muito bem embalada em perfeito estado." Thomas (TKOSFELD) - 16/01/19

"Excelente aquisição. Recomendo uma olhada geral no site, que é riquíssimo e com preços muito honestos." Edrisi (ISIUS) - 28/12/18

"Ótima vendedora, atenciosa e atende rapidamente as perguntas. Produto chegou muito rápido. Obrigada pela atenção" Sonia (SONIAVERCESEGARNIER) - 14/12/18

"Excelente! Com certeza comprarei mais peças!!" Camila (CAMILALISTONI) - 20/11/18

R$ 1.400,00
até 3x de R$ 466,66 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

Quadros, pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e objetos de design e decoração, antigos e contemporâneos, assinados por artistas do Brasil e do exterior.

Pague com
  • PagSeguro
Selos

Lenach - CNPJ: 17.368.712/0001-60 © Todos os direitos reservados. 2020