Pierre Chalita - Quadro, Arte em Nanquim Aquarelado Assinado, Datado de 1975

Código: N3A2DUFGQ
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

A Obra

Nanquim aquarelado assinado pelo catalogado artista Pierre Chalita, datado de 1975.

A obra é acompanhada do Certificado de Boa Origem emitida pela casa leiloeira Antigo Moderno e fez parte do acervo do leiloeiro Irineu Ângulo que na década de 70 atendia em seu escritório na Av. Brasil, em São Paulo. Emoldurada e protegida por vidro.

Medidas totais: 30x22cm

A obra pertenceu à coleção do Leiloeiro Irineu Ângulo, profissional respeitado que apregoou ativamente em eventos da década de 70, obras dos maiores nomes da arte brasileira. Seu escritório na Avenida  Brasil em São Paulo, foi responsável pela comercialização de obras de artistas renomados, como também deu espaço para novos nomes.

Do contato e amizade com esses artistas, Irineu, que também era colecionador, adquiriu e formatou uma coleção em papel timbrado de sua casa de leilão e com área central delimitada para receber as pinceladas dos artistas.

A presente obra fez parte desse acervo e é acompanhada do Certificado de Boa Origem emitida pela Galeria Antigo Moderno.

 

O Artista

Pierre Chalita

(Maceió, 1930 – Maceió, 30 de Julho de 2010)

Pierre Gabriel Najm Chalita  foi um pintor, escultor, desenhista, professor e colecionador de arte. Filho de família de imigrantes libaneses, formado pela Faculdade de Arquitetura do Rio de Janeiro. Estudou, também, na Academia de Belas Artes San Fernando (Madrid – 1957) e na Escola de Belas Artes de Paris (1958). Coube-lhe, em face de indicação expedida pela UNESCO, ser o decorador-chefe do filme Les mimes orienteaux et occidenteaux, de Jean Doat e Paul Bordry (Paris – 1960).

Sua obra é marcada pelo trágico da condição humana, pela exaltação do sentimento e pelo calor da carne. A sedução do movimento e a profusão de cores está sempre presente em seu mundo e no ventre das suas alegorias pictóricas. Chalita ilustrou diversas obras literárias, entre elas Um Gosto de Mulher (poesia) e Vida, Paixão e Morte do Irmão das Almas (novela), de Carlos Méro.

Em 1950 matriculou-se na Faculdade de Arquitetura do Recife e estudou pintura sob a orientação do professor Murillo Lagreca, no Recife. Em 1955 diplomou-se em arquitetura pela Faculdade Nacional de Arquitetura do Rio de Janeiro.Chalita "Noivos"

Em 1956 foi a Madrid como bolsista do Instituto de Cultura Hispânica. Em 1957 estudou pintura na Academia Real de San Fernando em Madrid, sob a orientação do pintor Valcerde. Em 1958 estudou pintura na Escola de Belas Artes em Paris, sob a orientação de Chapelain-Midy. Em 1959 foi contratado como decorador-chefe para o filme de longa metragem: "Um Jour Comme les Autres" de Paul Mordy, Paris.

Em 1960 foi contratado pela Unesco como decorador-chefe do filme "Les Mimes Orienteaux et Occidenteaux" de Jean Doat e Paul Bordry, Paris. Em 1961 proferiu palestra na Rádio Televisão Francesa sobre arte em geral e arquitetura no Brasil.

Em 1962 regressou ao Brasil e ingressou por concurso no corpo docente da Escola de Arte da Universidade Federal de Pernambuco onde atualmente é professor da Cadeira de Técnica de Composição Artística. Em 1965 foi designado chefe do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco.

Em 1968 restaurou o Palácio do Barão de Jaraguá, em Alagoas, arquitetura do século XIX.

Em 1970 participou da Exposição do Acervo de Arte Sacra Brasileira, 1º Festival de Verão de Marechal Deodoro, em Alagoas. 1970 designado Professor da Cadeira de Composição do Curso de Licenciatura de Desenho da Universidade Federal de Pernambuco. Em 1973 Professor do Atelier 3 de Pintura da Escola de Arte da Universidade Federal de Pernambuco. Arquiteto Restaurador da Assembléia Legislativa de Alagoas, arquitetura século XIX. Arquiteto e coordenador da Pinacoteca "Jayme de Altavilla" do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Responsável pelo projeto de restauração das cidades históricas: Porto Calvo, Marechal Deodoro e Penedo, em Alagoas.

Falecido em 30 de Julho de 2010.

Exposições

1960 - Galeria Nord, Paris.

1961 - Beirute, Líbano.

1963 - Teatro Santa Isabel, Recife.

1964 - Galeria do Rosário dos pretos, Recife.

1964 - Galeria da Ribeira, Recife.

1964 - Teatro Deodoro, Maceió.

1965 - Escola Belas Artes, Recife.

1965 - Galeria Quirino, Salvador.

1967 - Teatro Popular do Nordeste, Recife.

1968 - Mirante da Artes, São Paulo.

1968 - Galeria Contemporânea, Recife.

1969 - Galeria Oca, Guanabara.

1970 - Fundação Alvares Penteado, São Paulo.

1970 - Galeria Portal, São Paulo.

1971 - Museu de Arte Contemporânea de Olinda, Pernambuco.

1971 - Galeria Ipanema, Guanabara.

1972 - "Sucata" Decorações.

1972 - Galeria "Recanto do Ouro Preto", Fortaleza.

1973 - Galeria da Universidade Federal da Paraíba.

1973 - Galeria José Augusto, Natal.

1976 - Galeria Seta, São Paulo.

1977 - Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

Fonte: mauc.ufc

Site: http://www.fundacaopierrechalita.com.br


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

CERTIFICADO DE BOA ORIGEM

Para garantir a qualidade e procedência de nossos produtos, os mesmos são adquiridos em galerias, leilões de arte e acervos de colecionadores de nossa inteira confiança. Por isso, todos os nossos produtos são acompanhados por um Certificado de Boa Origem.

Observação: Por se tratar de artes e antiguidades provenientes de leilões, galerias de arte ou coleções particulares, os produtos comercializados pela Lenach são usados e vendidos NE - NO ESTADO. A Lenach se compromete a fornecer informações completas (descrição e imagens), retratando inclusive possíveis imperfeições presentes nas peças. Contudo, poderá haver pequena divergência quanto a cor (principalmente por conta do monitor em que se visualiza a imagem), tamanho e espessura, por exemplo. 

COMPRANDO MAIS DE UMA PEÇA

Quando houver interesse em mais de uma peça e elas tiverem medidas e pesos muito diversos (por exemplo: uma escultura de bronze de 5 kg e um quadro), por questão de segurança recomendamos fortemente que sejam adquiridos individualmente (em compras separadas), sendo embalados e enviados separadamente com uma cobrança de de frete para cada um. 

Em caso de dúvida, não hesite em nos contatar!

 


 

Veja alguns comentários de clientes sobre suas experiências de compra em nosso eshop no Mercado Livre!

"Vendedor super eficiente!! Produto como descrito e em excelente estado. O vendedor me ajudou quando pedi rapidez na entrega. Excelente! Tania (LOONEYLUNA) - 16/04/19

"Tudo certo, já estou com o produto. Obrigado a todos." João (JOOMACHADO579) - 14/04/19

"Belíssima aquisição. Perfeita atenção e comunicação com o vendedor. Muito obrigado!" Tiago (TIAGOGRANDEZA) - 05/04/19

"Excelente vendedor e produto, honesto, rápido e embalagem perfeita. Recomendadíssimo." Nilo (NFTAVARES) - 27/03/19

"Mercadoria entregue segundo o combinado. o processo saiu de acordo com o combinado. Satisfeito com a aquisição. elogio ao vendedor." Guillherme (GUILLHERMEGREGORIO) - 19/02/19

"Excelentes! O atendimento, o cuidado no embalá-lo e o produto em si. Recomendo!" Ricardo (RGFISHER) - 20/01/19

"O vendedor foi extremamente atencioso e a peça adquirida chegou muito bem embalada em perfeito estado." Thomas (TKOSFELD) - 16/01/19

"Excelente aquisição. Recomendo uma olhada geral no site, que é riquíssimo e com preços muito honestos." Edrisi (ISIUS) - 28/12/18

"Ótima vendedora, atenciosa e atende rapidamente as perguntas. Produto chegou muito rápido. Obrigada pela atenção" Sonia (SONIAVERCESEGARNIER) - 14/12/18

"Excelente! Com certeza comprarei mais peças!!" Camila (CAMILALISTONI) - 20/11/18

Sobre a loja

Quadros, pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e objetos de design e decoração, antigos e contemporâneos, assinados por artistas do Brasil e do exterior.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
  • PagSeguro
Selos

Lenach - CNPJ: 17.368.712/0001-60 © Todos os direitos reservados. 2022


Para continuar, informe seu e-mail