A OBRA
Porcelana com imagem do famoso cãozinho Bonzo, da raça Buldogue, sempre atrevido e trapalhão. Escultura antiga de porta caneta da década de ´20 do século passado em porcelana inglesa com marca Coroada, numerada 3034. Bom estado de conservação, não apresenta quebra, trinca ou fio de cabelo no verniz. Leia mais sobre a criação dessa personagem, abaixo.
Medidas: 10cm de altura x 9 x 8cm
O Artista
O cachorrinho atrevido de Studdy chegou pela primeira vez em 1922. O ilustrador desenhava cães travessos há anos, mas foi só quando eles começaram a aparecer nas páginas da revista social britânica The Sketch que as coisas realmente decolaram. Solicitado por seu editor a testar uma série de ilustrações de cães de página inteira, o trabalho foi um sucesso retumbante. As pessoas adoraram sua pequena criação rechonchuda e logo começaram a exigir saber qual seria seu nome. Em 8 de novembro de 1922, o editor do The Sketch, Bruce Ingram, publicou uma legenda anunciando que o cachorro se chamava Bonzo. Nasceu uma estrela!
Em poucos meses, Bonzo atingiu o grande sucesso. Ele não apenas era extremamente popular em sua Inglaterra natal, mas também estava conquistando um grande perfil internacional. Ele foi publicado na América com distribuição em vários jornais. Ele também apareceu em publicações em lugares como Índia, África do Sul e América do Sul. Em 1923, Bonzo fez sua estreia nos palcos em uma produção de Jack Buchanan de Battling Butler no Adelphi. A The Sketch também fez questão de lucrar com o sucesso do cachorrinho e, no mesmo ano, lançou uma coleção de portfólios com estampas de percalços e aventuras anteriores de página inteira do cachorro.
Em 1924, Bonzo havia se tornado verdadeiramente um fenômeno. Em outubro daquele ano, a criação de Studdy estava aparecendo nas telas de cinema em um filme chamado A Sausage Snatching Sensation. Essa aparição fez com que Bonzo se tornasse um dos primeiros personagens de desenhos animados do mundo e, no total, ele apareceu em vinte e seis filmes. Sua estreia nas telas deve ter sido uma noite e tanto. Lançado quatro anos antes do Mickey Mouse da Disney – a estreia de Bonzo contou com a presença de ninguém menos que o Rei George V e a Rainha Mary. A exibição foi a primeira vez que um soberano reinante assistiu a uma apresentação de um filme em um cinema público.
Em meados da década de 1920, parecia que todo mundo vendia produtos e mercadorias Bonzo. O cachorrinho foi reproduzido em quase todas as formas. Até hoje, a variedade de produtos Bonzo permanece impressionante. Havia quebra-cabeças, livros, calendários, brinquedos, doces e até formas de chocolate. Se você quisesse um mascote Bonzo para a frente do seu carro, poderia comprar um. Se você precisasse bater a cinza do seu cigarro em um cinzeiro Bonzo – você também poderia comprar!
Talvez o item mais popular de Studdy tenha sido sua coleção de cartões postais Bonzo colecionáveis. Impresso pela Valentines Postcards de Dundee e Londres, o ilustrador produz trabalhos para esta empresa desde o início da sua carreira. Fazia sentido que eles imprimissem a maioria de seus cartões Bonzo. Essas fotos chegaram às centenas, com Studdy eventualmente trabalhando com elas por um total de quarenta e seis anos.
Apesar da grande popularidade e do alto perfil de sua criação, o próprio Studdy preferia viver uma vida isolada. Ocasionalmente, ele até lutou com o sucesso de sua própria criação – seja por excesso de trabalho ou por ser inundado com demandas intermináveis de seus fãs. Dito isto, o sucesso de Bonzo permitiu-lhe viver com bastante conforto, e o seu carinho pelo cão pode ser visto simplesmente através do seu desejo de continuar a desenhá-lo. Studdy era um homem de prazeres simples e nada mais gostava do que passar o tempo desenhando, fazendo pescarias ocasionais e trabalhando enquanto desfrutava de sua marca favorita de cigarros.
Infelizmente, o sucesso de Bonzo não poderia durar para sempre. Embora o cachorrinho continuasse a ser muito procurado, os efeitos da Grande Depressão começaram a ser sentidos. À medida que a economia global mudou, havia agora muito menos oportunidades para o pequeno e velho Bonzo ganhar dinheiro.
Embora Studdy tenha conseguido continuar a produzir trabalhos de Bonzo durante essa época, as coisas pararam abruptamente com a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Apesar da idade de Studdy, ele ainda estava inflexível em apoiar o esforço de guerra de todas as maneiras que pudesse. Durante este período, trabalhou como desenhista no Royal Naval Dockyard em Portsmouth. Seria um posto feliz, pois, enquanto ele estava lá, sua casa em Londres foi bombardeada. Infelizmente, Studdy deixou a maioria de seus desenhos originais em sua casa, e estes acabaram sendo destruídos ou saqueados.
Depois da guerra, o ilustrador voltou para casa com a esposa e o casal reconstruiu a casa. Infelizmente as coisas nunca voltaram ao normal. Para ganhar dinheiro, o ilustrador foi obrigado a diversificar a sua produção e começou a lançar postais picantes à beira-mar que assinava sob o pseudónimo de 'Cheero'. Dois anos depois, ele começou a sentir dores no peito. Uma vida inteira fumando, juntamente com o tempo que passou recentemente na atmosfera empoeirada de Portsmouth durante a guerra, levou ao câncer de pulmão. No dia 25 de julho de 1948, o ilustrador faleceu tristemente.
Durante sua vida, Studdy fez coisas incríveis. Ele criou um personagem que fez o mundo inteiro rir e, ao fazê-lo, tornou-se um dos ilustradores mais conhecidos de sua época. Seu trabalho abriu um precedente sobre o que um personagem ilustrado poderia ser e ele demonstrou como uma criação ilustrada popular poderia se tornar. Embora Bonzo possa ter tido uma grande influência na cultura de mercadorias comercializadas em massa, ele também foi algo muito maior do que isso. Ele era um personagem muito querido. Até hoje, ele continua atraindo novos fãs e novos colecionadores em todo o mundo. Nada mal para um cachorrinho que nasceu há mais de cem anos!
OBSERVAÇÃO: Por se tratar de artes e antiguidades provenientes de leilões, galerias de arte ou coleções particulares, os produtos comercializados pela Lenach são usados e vendidos NE - NO ESTADO. A Lenach se compromete a fornecer informações completas (descrição e imagens), retratando inclusive possíveis imperfeições presentes nas peças. Contudo, poderá haver pequena divergência quanto a cor (principalmente por conta do monitor em que se visualiza a imagem), tamanho e espessura, por exemplo.
IMPORTANTE: Quando houver interesse em mais de uma peça e elas tiverem medidas e pesos muito diversos (por exemplo: uma escultura de bronze de 5 kg e um quadro), por questão de segurança recomendamos fortemente que sejam adquiridos individualmente (compras separadas), sendo embalados individualmente e enviados separadamente com uma cobrança de de frete para cada um.
Em caso de dúvida, não hesite em nos contatar!
Veja alguns comentários de clientes sobre suas experiências de compra conosco:
Ótimo Vendedor. Me atendeu com total cordialidade e eficiência . Recomendo 100%!!!"
STENIOKAWA - 23/06/23
"Foi muito amável." CYNTHIALOEB - 23/06/23
"Vendedora atenciosa, ótimo atendimento." CRISTIANEFREIREBARROS - 24/02/23
"Excelente vendedor recomendo a todos." XOOMANO - 30/01/23
"Oatendimento foi ótimo. recomendo o vendedor." PAULOHENRIQUEBSANTNGELOBO - 29/04/21
"Excelente vendedor. Envio no prazo. Embalado adequadamente. Negociação tranquila. SUPER RECOMENDADO A TDS DO ML." MFELIPPO - 17/04/21
"Atendeu rapidamente, entregou muito bem embalado com uma mensagem muito elegante. Um ótimo produto. Gostei." JUGIDAN - 08/04/21
"Como sempre muito prestativa, não foi a primeira compra e recomendo a todos. Muito obrigado."
GILSONZKINA - 11/03/21
"Ótimo vendedor. Super prestativo e atencioso. Recomendo!" CAMIMAREGA - 11/02/21
"A vendedora foi muito atenciosa e amavel ! desde o proncipio da negociaçao, o produto esta perfeito como conversado e anunciado, recomendo ela!!" MAAN7340203 - 23/01/21
Quadros, pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e objetos de design e decoração, antigos e contemporâneos, assinados por artistas do Brasil e do exterior.