Anna Maria Maiolino - Composição Geométrica, Gravura de 1986, Assinada

Código: KJJHJ36ZA
R$ 12.500,00
até 3x de R$ 4.166,66 sem juros
Comprar Disponibilidade: Imediata Aproveite! Resta apenas 1 unidade
    • 1x de R$ 12.500,00 sem juros
    • 2x de R$ 6.250,00 sem juros
    • 3x de R$ 4.166,66 sem juros
    • 4x de R$ 3.349,17
    • 5x de R$ 2.724,75
    • 6x de R$ 2.302,11
    • 7x de R$ 1.997,26
    • 8x de R$ 1.757,49
    • 9x de R$ 1.572,65
    • 10x de R$ 1.432,66
    • 11x de R$ 1.318,25
    • 12x de R$ 1.223,02
  • R$ 12.500,00 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

A OBRA
Anna Maria Maiolino - Composição Geométrica, Gravura de 1986, assinada no canto inferior direito, com dedicatória "Para Eduardo afetuosamente". Note que a obra sofreu algum dano na área central à direita e apresenta marca de umidade na área inferior do passe-partout, conforme imagens. Obra emoldurada, protegida por vidro.

Com mais de 550 exposições a partir da 9ª Bienal Internacional de São Paulo em 1967, a artista é aclamada no Brasil e no exterior. Saiba mais na biografia abaixo.

MEDIDAS: somente a obra 80 x 50 cm e com moldura 97 x 67 cm

 

A ARTISTA

Anna Maria Maiolino (Scalea, Itália, 1942). Gravadora, pintora, escultora, artista multimídia e desenhista. Por meio de uma obra com viés político e provocadora, Maiolino investiga diferentes materiais e explora diversos meios de expressão, como a xilogravura, a fotografia, o filme, a instalação e a performance.

Em 1954, devido à escassez provocada pelo pós-guerra na Itália, muda-se para Caracas, Venezuela, onde estuda na Escuela de Artes Plásticas Cristóbal Rojas entre 1958 e 1960, ano em que se transfere para o Brasil. Em 1961, inicia o curso de gravura em madeira na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio de Janeiro. Apesar da origem italiana, a formação artística de Maiolino é sobretudo latino-americana.

Em 1963, tem aulas de gravura com o artista plástico Adir Botelho (1932), período em que frequenta o ateliê do pintor Ivan Serpa (1923-1973), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). No ano seguinte, realiza sua primeira exposição individual na Galeria G, em Caracas. Em 1967, participa da Nova Objetividade Brasileira, exposição que, entre outros preceitos, propõe a superação do quadro de cavalete em prol do objeto. O evento é organizado por críticos e artistas, entre eles Hélio Oiticica (1937-1980), que também faz parte da Nova Figuração, movimento de reação à abstração e tomada de posição ante o momento político brasileiro, ao qual Maiolino se integra na década de 1960.

Nessa fase, a artista concentra-se na xilogravura, paralelamente à produção de objetos. As paisagens, as cenas de interior e as grandes áreas brancas demarcadas por figuras pretas de recorte suave dão lugar à figuração colorida de cunho narrativo com temas urbanos e/ou relacionados ao cotidiano e à condição da mulher. Sua aproximação com a cultura popular é notada no interesse pela gravura dos folhetos de cordel, combinando seu estilo gráfico a temas sociais e políticos.

Em 1968, muda-se para os Estados Unidos, onde permanece por cerca de três anos e estuda no Pratt Graphic Center, em Nova York. Na década de 1970, ao voltar para o Brasil, começa a trabalhar com diversas mídias, como a fotografia e o filme. Participa, em Curitiba, do 1º Festival do Filme Super-8, e é premiada com In-Out, Antropofagia (1974), seu primeiro trabalho em vídeo e que coloca em questão temas como a censura e a liberdade. Participa também do Festival Internacional do Filme Super-8, no Space Cardin, em Paris; da 5ª Jornada Brasileira de Curta-Metragem, em Salvador; e do 2º Festival Nacional de Curta-Metragem, na Alliance Française du Brésil, no Rio de Janeiro.

Ainda nos anos 1970, Maiolino explora a poesia experimental, que rapidamente a leva ao desenho1. Sua tônica é a investigação da materialidade do papel e os limites de sua espacialidade. A figura sai de cena e dá lugar a novos elementos, como cortes, dobras, costuras com linha, palavras escritas e incisões gravadas. A folha é explorada em sua existência sensível no espaço, sendo por vezes trabalhada frente e verso. São dessa fase séries como Mapas Mentais (1971) e os desenhos-objeto Buracos Negros (ca.1974), nos quais os planos pessoal e o político se amalgamam.

No final dessa década, a artista passa a se dedicar à performance. Apresenta Mitos Vadios (1978) num terreno baldio da Rua Augusta, em São Paulo. Também realiza trabalhos de instalação como Feijão com Arroz (1979)2 e Entrevidas (1981), que toma a Rua Cardoso Júnior para que o público drible um “campo minado” confeccionado com dúzias de ovos de galinha espalhados pelo chão. 

Outras formas de expressão experimentadas por Maiolino, a partir da década de 1980, são a pintura e o trabalho com argila, sendo que o segundo conta com a influência do artista argentino Victor Grippo (1936-2002). Esse movimento, de certa forma, anuncia a preocupação com a gestualidade e a relação com a matéria, presentes nos objetos escultóricos de parede e relevos (em argila, gesso e cimento) do início dos anos 1990. Recebe o prêmio de melhor mostra do ano da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), em 1990, pela exposição individual realizada no Centro Cultural Cândido Mendes (CCCM) em 1989.

Aos poucos, Maiolino concentra-se no aspecto manual do fazer artístico e passa a usar quase exclusivamente a argila. Elabora projetos com grande quantidade desse material, em que a repetição do gesto e seu registro na matéria assinalam enorme concentração de energia. Instalações como Muitos (1995) ou São Estes (1998) colocam o corpo no centro do trabalho artístico, ao mesmo tempo que transformam o gesto desmemoriado do cotidiano em reservatório de experiência.

Em 2002, realiza em Nova York uma exposição retrospectiva acompanhada do livro A Life Line/Vida Afora. Em 2008, participa da 16ª Bienal de Sydney, Austrália, e, em 2012, apresenta na Documenta 13, em Kassel, Alemanha, a instalação Here & There, trabalho oriundo de montagens anteriores de Terra Modelada, série iniciada na década de 1980.

A obra de Anna Maria Maiolino no campo das artes visuais aborda temas políticos, urbanos, cotidianos e referentes ao papel da mulher. A atuação em variadas formas de expressão promove uma investigação sobre o próprio processo do fazer artístico.

Exposições - 550 registros

ARTES VISUAIS

Da Letra à Palavra

05.12.2021

LITERATURA

Constelação Clarice

21.05.2022

Obscura Luz

16.07.2022

ARTES VISUAIS

Histórias brasileiras

26.08.2022

ARTES VISUAIS

Desvairar 22

27.08.2022

ARTES VISUAIS

Parada 7 - Arte em Resistência

07.09.2022

ARTES VISUAIS

Un Acto de Ver que se Despliega: colección Susana y Ricardo Steinbruch

11.11.2022

ARTES VISUAIS

Contra-Flecha: Arqueia mas não quebra

19.01.2023

ARTES VISUAIS

Petite Galerie: Franco Terranova e as vanguardas brasileiras

26.03.2023

ARTES VISUAIS

Mulheres na Nova Figuração: corpo e posicionamento

20.08.2023

ARTES VISUAIS

like a luminous animal

2020

ARTES VISUAIS

Seeing Touch

2020

ARTES VISUAIS

Hable con ella

2020

ARTES VISUAIS

Samico e Suassuna – Lunário Perpétuo

2020

ARTES VISUAIS

Clarice Lispector: Laços

2020

ARTES VISUAIS

Destaques do Acervo

01.02.2020

ARTES VISUAIS

Por um Fio [By a Thread]

04.02.2020

ARTES VISUAIS

Casa Carioca

22.09.2020

ARTES VISUAIS

Farsa

09.2020

ARTES VISUAIS

SENZAMARGINE. PASSAGES IN ITALIAN ART AT THE TURN OF THE MILLENNIUM

01.10.2020

ARTES VISUAIS

Pinacoteca: Acervo

31.10.2020

ARTES VISUAIS

On Everyone’s Lips- From Pieter Brugel to Cindy Sherman

31.10.2020

ARTES VISUAIS

The Body Electric

05.11.2020

ARTES VISUAIS

Realce (obras do acervo)

12.12.2020

ARTES VISUAIS

In the sky I am one and many and as a human I am everything and nothing

11.06.2021

ARTES VISUAIS

Língua Solta

31.07.2021

ARTES VISUAIS

A Máquina Lírica

22.08.2021

ARTES VISUAIS

Constelação Clarice

23.10.2021

ARTES VISUAIS

2º Salón de Jóvenes Pintores

1958

ARTES VISUAIS

3º Salón de Jóvenes Pintores

1959

ARTES VISUAIS

4º Salón de Jóvenes Pintores

1960

ARTES VISUAIS

21º Salón Oficial de Arte Venezuelano

1961

ARTES VISUAIS

1º Salão do Trabalho

1962

ARTES VISUAIS

Coletiva

1963

ARTES VISUAIS

Três Artistas, Anna Maria Maiolino, Rubens Gerschman e Antonio Grosso

1963

ARTES VISUAIS

20º Salão Paranaense de Belas Artes

02.12.1963

ARTES VISUAIS

Individual de Anna Maria Maiolino (Galeria G - Venezuela)

1964

ARTES VISUAIS

14º Salão Nacional de Arte Moderna

15.05.1965

ARTES VISUAIS

Opinião 66

25.08.1966

ARTES VISUAIS

2ª Exposição da Jovem Gravura Nacional

18.11.1966

ARTES VISUAIS

1ª Bienal Nacional de Artes Plásticas

28.12.1966

A 1ª Bienal Nacional de Artes Plásticas, denominação oficial daquela que ficou conhecida como a Bienal da Bahia, é aberta ao público em dezembro de 1966, no Convento do Carmo, em Salvador. Promovida por iniciativa conjunta do governo do Estado da ...

ARTES VISUAIS

9ª Bienal Internacional de São Paulo

22.09.1967

Fonte:

ANNA Maria Maiolino. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9539/anna-maria-maiolino. Acesso em: 17 de abril de 2024. Verbete da Enciclopédia.

ISBN: 978-85-7979-060-7


 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

CERTIFICADO DE BOA ORIGEM

Para garantir a qualidade e procedência de nossos produtos, os mesmos são adquiridos em galerias, leilões de arte e acervos de colecionadores de nossa inteira confiança. Por isso, todos os nossos produtos são acompanhados por um Certificado de Boa Origem emitido pela galeria Lenach.

Observação: Por se tratar de artes e antiguidades provenientes de leilões, galerias de arte ou coleções particulares, os produtos comercializados pela Lenach são usados e vendidos NE - NO ESTADO. A Lenach se compromete a fornecer informações completas (descrição e imagens), retratando inclusive possíveis imperfeições presentes nas peças. Contudo, poderá haver pequena divergência quanto a cor (principalmente por conta do monitor em que se visualiza a imagem), tamanho e espessura, por exemplo. 

COMPRANDO MAIS DE UMA PEÇA

Quando houver interesse em mais de uma peça e elas tiverem medidas e pesos muito diversos (por exemplo: uma escultura de bronze de 5 kg e um quadro), por questão de segurança recomendamos fortemente que sejam adquiridos individualmente (em compras separadas), sendo embalados e enviados separadamente com uma cobrança de de frete para cada um. 

Em caso de dúvida, não hesite em nos contatar!

 


 

Veja alguns comentários de clientes sobre suas experiências de compra em nosso eshop no Mercado Livre!

"Vendedor super eficiente!! Produto como descrito e em excelente estado. O vendedor me ajudou quando pedi rapidez na entrega. Excelente! Tania (LOONEYLUNA) - 16/04/19

"Tudo certo, já estou com o produto. Obrigado a todos." João (JOOMACHADO579) - 14/04/19

"Belíssima aquisição. Perfeita atenção e comunicação com o vendedor. Muito obrigado!" Tiago (TIAGOGRANDEZA) - 05/04/19

"Excelente vendedor e produto, honesto, rápido e embalagem perfeita. Recomendadíssimo." Nilo (NFTAVARES) - 27/03/19

"Mercadoria entregue segundo o combinado. o processo saiu de acordo com o combinado. Satisfeito com a aquisição. elogio ao vendedor." Guillherme (GUILLHERMEGREGORIO) - 19/02/19

"Excelentes! O atendimento, o cuidado no embalá-lo e o produto em si. Recomendo!" Ricardo (RGFISHER) - 20/01/19

"O vendedor foi extremamente atencioso e a peça adquirida chegou muito bem embalada em perfeito estado." Thomas (TKOSFELD) - 16/01/19

"Excelente aquisição. Recomendo uma olhada geral no site, que é riquíssimo e com preços muito honestos." Edrisi (ISIUS) - 28/12/18

"Ótima vendedora, atenciosa e atende rapidamente as perguntas. Produto chegou muito rápido. Obrigada pela atenção" Sonia (SONIAVERCESEGARNIER) - 14/12/18

"Excelente! Com certeza comprarei mais peças!!" Camila (CAMILALISTONI) - 20/11/18

 

Produtos relacionados

R$ 12.500,00
até 3x de R$ 4.166,66 sem juros
Comprar Disponibilidade: Imediata Aproveite! Resta apenas 1 unidade
Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

Lenach - CNPJ: 17.368.712/0001-60 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail