O PRODUTO
TERUZ, Orlando - Pasta capa dura revestida de linhão, contendo 10 reproduções de originais, todas assinadas de próprio punho pelo artista. Pasta numero 0377 de um total de 1000 exemplares, coordenação de Valdenir Dutra, editada em 1973 pela Gráfica Riex Editora S.A. Em muito bom estado de conservação.
MEDIDAS: 45 x 34 cm
O ARTISTA
Orlando Teruz (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1902 – Idem, 1984). Pintor e professor. Entre 1920 e 1923, estuda com os pintores Baptista da Costa (1865-1926) e Rodolfo Chambelland (1879-1967) na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio de Janeiro. Entre 1921 e 1933, participa de várias edições da Exposição Geral de Belas Artes na capital carioca.
Em 1931, participa do Salão Revolucionário, realizado na Enba durante a gestão do arquiteto Lucio Costa (1902-1998), e do 2º Salão de Maio, em São Paulo, em 1938. No ano de 1934, ganha o prêmio de viagem ao exterior, oferecido pelo Salão Nacional de Belas Artes, mas usufrui da viagem apenas em 1939, quando visita França, Holanda e Itália.
Em 1941, Teruz recebe o prêmio de viagem ao país, promovido pelo Salão Nacional de Belas Artes. Em 1944, expõe na mostra Pintores Modernos Brasileiros, realizada em Londres. Ainda na década de 1940, trabalha com Lucio Costa e Candido Portinari (1903-1962) na implementação da divisão moderna do Salão Nacional de Belas Artes.
Nos anos 1950, ensina pintura no Instituto de Belas Artes da Guanabara. Participa das Bienais Internacionais de São Paulo em 1951 e 1953. Na década de 1970, forma um museu particular em sua residência no Rio de Janeiro.
Análise
Em livro dedicado à obra de Orlando Teruz, o escritor Carlos Heitor Cony (1926) aponta que o trabalho do pintor, formal e temático, aproxima-se da produção de Candido Portinari, com quem convive desde a formação na Enba. Ambos propõem uma pintura moderna, que foge de soluções determinadas pelo estudo acadêmico, mas mantém relação com a tradição.
Como Portinari, Teruz possui domínio das técnicas de pintura e de desenho de observação, aprimoradas durante a formação na Enba. Cenas de infância estão presentes em todos os períodos da vasta produção do pintor, além de temas dedicados a cavalos e reuniões populares.
Segundo o historiador e crítico de arte Walmir Ayala (1933-1991), a concepção de modernidade de Teruz coincide com “os anseios da semente modernista: um cotidiano de brasilidade, nas cenas e figuras reconhecíveis à primeira vista como nossas” 1.
O crítico atenta também para a característica constitutiva da pintura de Teruz: um “nível intermediário entre o antigo e o novo, a norma e a ruptura, segundo um encaminhamento percorrido pouco a pouco, cotidianamente, sem maiores contradições ou inquietudes” 2.
Nesse limiar entre tradicional e moderno, Teruz recorre, por vezes, a soluções trazidas pelos movimentos de vanguarda. Exemplos são as ambientações oníricas, recurso marcante do surrealismo e presente na produção tardia do artista, como em Cavalos (1969) ou Rosas (1965). Mais uma vez aqui, o rebaixamento dos tons de marrom e azul remete ao Portinari da década de 1940. A partir dos anos 1930, temas religiosos também permeiam a produção de Teruz.
Fonte:
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
CERTIFICADO DE BOA ORIGEM
Para garantir a qualidade e procedência de nossos produtos, os mesmos são adquiridos em galerias, leilões de arte e acervos de colecionadores de nossa inteira confiança. Por isso, todos os nossos produtos são acompanhados por um Certificado de Boa Origem emitido pela galeria Lenach.
Observação: Por se tratar de artes e antiguidades provenientes de leilões, galerias de arte ou coleções particulares, os produtos comercializados pela Lenach são usados e vendidos NE - NO ESTADO. A Lenach se compromete a fornecer informações completas (descrição e imagens), retratando inclusive possíveis imperfeições presentes nas peças. Contudo, poderá haver pequena divergência quanto a cor (principalmente por conta do monitor em que se visualiza a imagem), tamanho e espessura, por exemplo.
COMPRANDO MAIS DE UMA PEÇA
Quando houver interesse em mais de uma peça e elas tiverem medidas e pesos muito diversos (por exemplo: uma escultura de bronze de 5 kg e um quadro), por questão de segurança recomendamos fortemente que sejam adquiridos individualmente (em compras separadas), sendo embalados e enviados separadamente com uma cobrança de de frete para cada um.
Em caso de dúvida, não hesite em nos contatar!
Veja alguns comentários de clientes sobre suas experiências de compra em nosso eshop no Mercado Livre!
"Vendedor super eficiente!! Produto como descrito e em excelente estado. O vendedor me ajudou quando pedi rapidez na entrega. Excelente! Tania (LOONEYLUNA) - 16/04/19
"Tudo certo, já estou com o produto. Obrigado a todos." João (JOOMACHADO579) - 14/04/19
"Belíssima aquisição. Perfeita atenção e comunicação com o vendedor. Muito obrigado!" Tiago (TIAGOGRANDEZA) - 05/04/19
"Excelente vendedor e produto, honesto, rápido e embalagem perfeita. Recomendadíssimo." Nilo (NFTAVARES) - 27/03/19
"Mercadoria entregue segundo o combinado. o processo saiu de acordo com o combinado. Satisfeito com a aquisição. elogio ao vendedor." Guillherme (GUILLHERMEGREGORIO) - 19/02/19
"Excelentes! O atendimento, o cuidado no embalá-lo e o produto em si. Recomendo!" Ricardo (RGFISHER) - 20/01/19
"O vendedor foi extremamente atencioso e a peça adquirida chegou muito bem embalada em perfeito estado." Thomas (TKOSFELD) - 16/01/19
"Excelente aquisição. Recomendo uma olhada geral no site, que é riquíssimo e com preços muito honestos." Edrisi (ISIUS) - 28/12/18
"Ótima vendedora, atenciosa e atende rapidamente as perguntas. Produto chegou muito rápido. Obrigada pela atenção" Sonia (SONIAVERCESEGARNIER) - 14/12/18
"Excelente! Com certeza comprarei mais peças!!" Camila (CAMILALISTONI) - 20/11/18
Quadros, pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e objetos de design e decoração, antigos e contemporâneos, assinados por artistas do Brasil e do exterior.